segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Lembranças de Menino

 
 
 
 
10.11.15.
 
Antonio de Albuquerque
 
 Fragmentos do Livro – Gameleira -
Lembranças de menino  
Dona aqui está à chave do quarto, não mandaram o dinheiro e eu não poderei lhe pagar, porque se eu ficar só aumentará a conta.  ─ E a semana passada quem paga? Vou trabalhar e voltarei para lhe pagar. Dona Inês sabia que não iria receber. Fez um muxoxo dando as costas. Daí para frente o menino moraria na rua. O menino caminhou cinco quilômetros até o centro da cidade, cinco que pareciam cinquenta. Sentia-se fraco, precisava se alimentar coisa que não fazia há dois dias. A esperança era encontrar alguém que lhe oferecesse alimento, pois  sentia vergonha de pedir. Tinha, então, dez anos e havia descoberto que para enganar a fome, o melhor remédio seria não pensar nela. Assim, em duas horas de caminhada chegou à Praça do Ferreira; seu refúgio, onde passava o tempo sem olhar as horas no grande relógio da coluna central da praça para não sentir as horas de fome, por serem muito longas. O menino procurava postar-se de costas para o relógio que certamente, ainda hoje, lá se encontra. Não olhava os ponteiros do grande relógio, mas ouvia suas badaladas que o faziam lembrar-se da necessidade de alimento, amor e carinho. Então bebia água e sonhava com sua família, que por necessidade o abandonara. Sem entender o que o mundo lhe impusera, rezava uma oração, única, que sua amada mãe havia lhe ensinado; Pai nosso que estás nos céus... A tarde se esvaiu no relógio do tempo e a noite mansamente se apresou mostrando no céu as estrelas e o clarão da lua. O menino, ainda, acordado observava as pessoas passarem indiferentes à sua expectativa, mas mantinha a esperança de encontrar-se com a solução para sua vida e apressou-se a pensar, e dormiu.
Duas badaladas. Novamente o relógio acordou o menino. Um homem simples, com semblante calmo, sereno e de fulgurante beleza, estendeu-lhe a mão, na outra conduzia um saco de papel com dois pães lhe ofertando. O menino sentiu o cheiro, parecendo ser um manjar dos deuses e com alegria incontida, sorrindo, aceitou, e em segundos havia comido o delicioso pão. A fome passou! Disse o menino. ─ Quem é você? Perguntou. Sou alguém que também mora na rua. Tranquilize-se, nem todos nascem reis, se todos nascessem reis, quem seriam os súditos?Você, porém, um dia será um sábio homem. E quando realizar seus sonhos lembre-se do que eu lhe falei. Sim meu bom amigo, me lembrarei.  Disse, ainda, o bom homem, quando falo às pessoas elas nem me olham, mas quando me pedem alguma coisa eu as atendo, seja um pão, ou até mesmo um conselho. Agora, olhe o céu, as estrelas, fale com elas, peça alguma coisa, um dia você será uma delas. Sim, falarei; Então, o menino falou; estrela dê ao meu amigo velinho muitos pães para que ele possa distribuir com quem precisa mais do que eu, pois não mais sinto fome. O menino dormiu. O relógio badalou, o menino acordou, sem fome, sem medo, chamou o homem, mas não o encontrando, exclamou, nem sei o seu nome! Mas, o chamarei de estrela.
 
 
 
.
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário